segunda-feira, 8 de outubro de 2007




ACENTUAÇÃO GRÁFICA

Inicialmente, cumpre-nos esclarecer que, para entender melhor o assunto que vamos agora expor, temos de saber o que é prosódia, que é a parte da fonética que tem por finalidade a exata acentuação tônica das palavras.
Você, porventura, sabe por que acentuamos graficamente algumas palavras e outras não?
A resposta é muito simples: ocorre que toda palavra de nossa língua tem sua sílaba tônica natural. A palavra casa, por exemplo, é paroxítona, pois a sílaba tônica dessa palavra é a penúltima. Como essa é a prosódia natural da palavra casa, não há necessidade de acento gráfico. Quando, no entanto, há um desvio da prosódia natural __ a palavra açúcar, por exemplo __, há necessidade do acento gráfico, pois houve um desvio da prosódia natural da palavra, que, em rigor, deveria ser açucar (oxítona). Como está oficialmente consagrada e dicionarizada a pronúncia açúcar (paroxítona), devemos, então, marcar o desvio da tonicidade, isto é, da prosódia natural da palavra com um acento gráfico.
Com base nesse princípio, estabeleceram-se, então, as regras gerais de acentuação gráfica das palavras de nossa língua, que são as seguintes:

1) Acentuam-se todas as palavras monossílabas tônicas terminadas em:
-a(s), -e(s), e -o(s).
Ex,: já, pá, pé, vê, vês. nó, só, etc.


Obs.: Não se acentuam as palavras monossílabas tônicas terminadas em i(s) e u(s), tais como em si,. ti, cru, etc.

2) Acentuam-se graficamente as palavras oxítonas terminadas em:
-a(s), -e(s), -o(s), -em e -ens.
Ex.: fubá, xarás, café, você, avó, avô, armazém, armazéns, parabéns, etc.


Obs.: Não se acentuam graficamente as palavras oxítonas terminadas em i(s) e u(s), como em caqui, aqui, tatu, cajus, Itu, etc.
As formas verbais terminadas em -a, -e ou -o, sejam elas monossílabas tônicas ou oxítonas, seguidas de -la, -lo, -las e -los, são acentuadas normalmente: dá-la, fazê-lo, informá-los, etc.

3) Acentuam-se graficamente todas as palavras paroxítonas não terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em, -ens e am.
Ex.: açúcar, fácil, líder, éden, órfã, ímã, júri, vírus, álbum, bíceps, látex, etc.
Essa regra nos mostra que todas as palavras paroxítonas que não possuem as terminações mencionadas têm, obrigatoriamente, de receber acento gráfico. Estão fora dessa regra, no entanto, os prefixos terminados em -r e -i: anti-herói, semi-habilitado, hiper-rápido, super-herói, etc.
4) Acentuam-se graficamente todas as palavras paroxítonas terminadas em ditongo, quando este é representado graficamente..
Ex.: água, óleo, família, notícia, carícia, cárie, história, série, matéria, etc.

ATENÇÃO; observe que estamos falando em ditongos representados graficamente, como em notícia, por exemplo. Estão de fora dessa regra, portanto, ditongos como jovem falam, que só ocorrem na fala.

5) Acentuam-se graficamente todas as palavras proparoxítonas.
Ex.: lâmpada, célula, cédula, rápido, gramática, pétalas, etc.


Obs.: Como já dissemos, os ditongos crescentes, em final de sílabas, podem ser separados na divisão de sílabas: tanto pode ser his-tó-ria, como his-tó-ri-a;. sé-rie, como sé-ri-e. No primeiro caso (his-tó-ria), classificamos tais palavras como paroxítonas terminadas em ditongo crescente; no segundo caso (his-tó-ri-a), dizemos que são proparoxítonas relativas ou eventuais.

6) Acentuam-se graficamente a vogal-base dos ditongos abertos tônicos -éi-, -ói- e -éu-.
Ex.: idéia, geléia, herói, heróico, céu, chapéu, etc.
7) Acentua-se a primeira vogal do hiato final -ôo.
Ex.: vôo, vôos, abençôo, môo, etc.
8) Acentuam-se graficamente as vogais i e u tônicas, quando aparecerem depois de outra vogal (formando hiato), sozinha numa sílaba, acompanhada ou não de s.
Ex.: saúde, saída, faísca, jaús, etc.
Esta última regra possui uma única exceção: se a vogal i do hiato, isolada na sílaba, vier seguida de nh, não deve receber acento gráfico. Isso quer dizer que palavras como rainha, bainha, campainha, moinho, etc. não recebem acento gráfico.
Cumpre, ainda, esclarecer que a repetição também de tais vogais numa palavra, formando hiato, dispensa o acento gráfico, como em xiita e juuna.
9) Acentuam-se graficamente o primeiro e do hiato das formas verbais dêem, crêem, lêem e suas derivadas, como descrêem, relêem, etc.
Ex.: Espero que dêem satisfação do que fizeram.
Elas não crêem no que andam falando de você.
Eles lêem jornal diariamente.
10) Os verbos ter e vir possuem as formas do plural da 3.a pessoa do presente do indicativo com acento gráfico, para diferençar das formas do singular.
Ex.: Ele tem pouco dinheiro
Eles têm pouco dinheiro.
Ela vem costumeiramente à minha casa.
Elas vêm costumeiramente à minha casa.